terça-feira, 2 de outubro de 2012

Anjo da guarda

Hoje a Igreja celebra o dia do Anjo da Guarda.
Desde pequena que me lembro de ouvir falar do Anjo da Guarda, normalmente personificado numa criança com asas, talvez o meu tio António que desde os 2 anos ganhou asas e que lá do alto nos vai guardando!
Não quero aqui discutir o sexo ou a personificação dos anjos. Limito-me a reconhecer que a presença deles me conforta a alma. Se calhar somos demasiado incrédulos para acreditar em anjos, mas todos nós temos alguém que partiu a quem atribuímos essa função: olhar por nós!
Já muito se escreveu sobre anjos, já muito se pintou e encenou sobre o tema dos anjos. Numa sala de teatro ou de cinema, num livro ou num quadro os anjos dão azo a muita criatividade e curiosidade, mas para mim não é preciso pensar ou fantasiar muito, simplesmente porque sinto que tenho um anjo que me guarda.
Uma oração ternurenta antes de dormir foi o que a minha mãe a a minha avó Maria me ensinaram e hoje sou eu a que canto à Maria.
Quando estava grávida resolvi ensaiar uma canção que ela pudesse escutar, ainda no meu ventre, e que de algum modo a acalmasse, e hoje assim que canto as primeiras notas da melodia ela serena e aninha-se para dormir. A letra da música é a oração que me ensinaram a rezar com um pequeno acrescento:
"Ó meu Anjo da Guarda, minha doce companhia, guardai a minha alma de noite e dia. Ó meu Anjo da Guarda, minha doce companhia, guardai a minha filha de seu nome Maria".
Não sei a Maria fica mais calma só por se ter habituado a escutar aquela melodia, ou se de facto o Anjo da Guarda dela me ouve e fica ali sentado a olhar por ela para que ela durma tranquilamente, sei que o meu coração fica mais calmo sempre que a canto.
São João Maria Vianney dizia:
"Meus irmãos, não só Deus não vos perde de vista um instante, como até vos dá um anjo que não deixa nunca de vos guiar. Oh, grandiosa felicidade, tão mal conhecida pelos homens!"
Que no dia de hoje nos lembremos do nosso Anjo da Guarda e nos deixemos guiar na sua doce companhia, quer de noite quer de dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário