sábado, 25 de junho de 2011

O regresso ao trabalho

Cheguei ao fim da minha primeira semana de trabalho depois de ter tido a Maria. Pensei que ia ser mais difícil, mas acabou por ser uma semana tranquila e com os horários bem repartidos.
É evidente que voltar às rotinas de trabalho custa, mas confesso que já estava a precisar de trabalho intelectual, pois isto de ficar 4 meses a mudar fraldas e a falar baboseiras farta um bocadinho. Também é evidente que tive saudades da Maria e que quando cheguei a casa no primeiro dia ela apenas esboçou um leve sorriso e depois fez questão de me mostrar que tinha percebido perfeitamente o que se estava a passar e o que iria começar a acontecer daqui para a frente. Só passado uma meia hora é que ela me deu aquele sorriso rasgado com que nos brinda quando está bem disposta! É impressionante como com apenas 4 meses os bebés compreendem tão bem as coisas e mesmo sem falar conseguem fazer passar a sua mensagem. Já os adultos parece que deixaram de perceber que existem outras formas de expressão para além da fala e por isso, tantas e tantas vezes, deixam de estar atentos a outros sinais que valem muito mais do que palavras, como um suspiro, um olhar, um sorriso ou levantar da sobrancelha. A nossa cara fala sem querermos e muitas vezes podemos perceber como o outro se sente se nos detivermos por uns momentos nas suas expressões faciais. A Maria tem uma grande expressividade facial e é através dela que muitas vezes percebo o que sente: espanto, alergia, tristeza (ai aquele beicinho) ou até manha.
Não sei se será o meu último post neste blog, vou fazer para que não seja, mas devo dizer que grande parte da sua missão foi cumprida: permitir-me nestes 4 meses partilhar para quem quer que fosse, as aventuras deste início de caminhada, que por vezes se revela muito solitária, que é ser mãe.
Se antes não era disciplinada com algumas metas a que me propunha, agora a disciplina está inerente à condição de mãe e por isso acho que vou conseguir manter este blog, de qualquer modo, caso não consiga, aqui fica um até já repleto de um enorme prazer que foi escrever para quem me quis ler durante estes meses.
Um beijinho meu e da Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário