sexta-feira, 17 de junho de 2011

Primeira papa

Já lá vai algum tempo desde o meu último post, não por falta de tema mas por falta de tempo e receio bem que vá piorar daqui para a frente.
As mudanças têm sido mais que muitas e fica difícil acompanhar o ritmo da Maria (faço ideia quando ela começar a falar e a andar).
Ontem a Maria comeu a primeira papa. Depois da consulta no pediatra fomos directos à Farmácia comprar a papa (sem gluten para bebés com menos de 6 meses). Fizemos um ritual complexo e demorado enquanto a Maria berrava com fome, com muitos salpicos e nódoas à mistura. Resultado: imensa loiça suja tudo apenas para dar uma papa à Maria, que comeu tudo! Correu lindamente. Ela estava cheia de fome e chorava de cada vez que a colher não estava cheia!!! Claro que pôs a mãozinha para ajudar a empurrar e ficou toda peganhenta!
Tirámos cerca de 100 fotografias para registar o momento, mas não há nada que substitua a alegria de presenciar mais uma etapa avançada no crescimento de um ser humano.
A estranheza em relação à papa foi superada pela necessidade de comer e cada vez me convenço mais de que é assim que tudo avança na vida. Perante as verdadeiras necessidades a adaptação do ser humano é infinita e então de um ser humano bebé nem se fala!
São as adversidades que nos fazem evoluir e é perante situações novas que nos desenvolvemos. É nessa capacidade imprevisível e inesgotável de adaptação que devemos centrar a nossa atenção e depositar a nossa confiança. Somos capazes de muito mais do que imaginamos e olhar para a forma como um bebé luta minuto a minuto para se desenvolver é revigorante. Lembra-nos que por maiores que pareçam as dificuldades nós conseguiremos sempre, mas sempre superá-las!

1 comentário:

  1. Olá Rita e Rui, que maravilha! Já tínhamos comentado eu e a vossa prima Margarida minha colega na Escola esta nova etapa...
    Já tenho saudades
    Beijinhos
    Ana Turíbio

    ResponderEliminar