domingo, 10 de julho de 2011

Riscos

Esta semana foi um tempo de viragem. Às novas rotinas da Maria por causa das sopas, juntou-se a mudança de emprego. Tudo muito rápido, tudo tem que ser rápido.
Decidir para mim sempre foi uma situação complicada, porque sou indecisa por natureza, ou melhor, porque não gosto de arriscar. Mas olhando bem para os momentos mais felizes da minha vida, foram aqueles em que arrisquei. Quando decidi namorar com o homem com quem casei, pessoa sobre a qual o meu primeiro comentário foi: "nunca me envolveria com alguém assim". Quando decidi não começar logo a trabalhar, como todos os meus colegas de faculdade, e ir para Gent estudar. Quando decidi casar pela Igreja, ou seja para toda a vida. Quando decidi que uma vida nova poderia crescer dentro de mim. Esta, de todas as decisões, foi a mais arriscada, pela responsabilidade que acarreta, e foi sem dúvida a que me fez e faz mais feliz.
Pois bem, por falar em correr riscos, partilho aqui um texto que alguém "por coincidência" deixou no meu inbox:

"Na vida temos que tomar muitas decisões. Algumas fáceis, algumas difíceis.
A maior parte dos erros que cometemos não se devem a decisões erradas. A maior parte dos erros devem-se a indecisões. Temos que viver com a consequência das nossas decisões. E arriscar. Tudo é arriscar.
Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Abrir-se para alguém é arriscar envolvimento.
Expor os sentimentos é arriscar expor-se a si mesmo.
Expor suas ideias e sonhos é arriscar-se a perdê-los.
Amar é correr o risco de não ser amado.
Viver é correr o risco de morrer.
Ter esperança é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de falhar.
Os riscos precisam ser enfrentados, porque o maior fracasso da vida é não arriscar nada. A pessoa que não arrisca, não faz nada, não tem nada, não é nada. Ela pode evitar o sofrimento e a dor, mas não aprende, não sente, não muda, não cresce e não vive. Presa na sua servidão, é uma escrava que teme a liberdade
."

Só posso acrescentar que, o risco, com a ajuda de Deus, é sempre controlado!

Sem comentários:

Enviar um comentário