quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O amolador de tesouras

Todos sabem entoar as notas musicais que o amolador de tesouras toca quando está a chegar a uma rua. Aquele som é familiar a qualquer ouvido lisboeta. Característico da cidade doutros tempos, é um som que antecipa a chuva, pelo menos já dizia a minha avó Maria.
Ontem, dia 11 de Setembro, recordou-se a tragédia que mudou o mundo. A história da humanidade encerrou um capítulo e começou um novo em que tudo acontece à velocidade da luz, em que as ligações se estabelecem com a facilidade de um "click" e em que quem não está ligado a uma rede social é excluído dos acontecimentos.
Ontem, dia 11 de Setembro, muitos pararam para ouvir o Ministro das Finanças falar em sacrifícios e gerações futuras, outros não; muitos saíram mais cedo para poder assistir ao jogo de Portugal com o Azerbeijão, outros não. Talvez porque já estejam fartos de ouvir sempre a mesma coisa, seja na política seja no futebol.
Ontem, dia 11 de Setembro, eu ouvi o amolador de tesouras na rua onde trabalho, ouvi aquele som que sobressaiu no meio dos sons da rua e dos carros, como se calasse tudo à sua volta. Ouvi as notas simples e conhecidas que todos os amoladores sabem tocar e voltei atrás no tempo. Por momentos lembrei-me da minha avó Maria, das férias grandes com os primos, das brincadeiras na rua, do tempo em que as profissões do futuro eram simples e fáceis de entender. O que faz um amolador de tesouras? Afia tesouras. O que faz um sapateiro? Conserta sapatos. O que faz um consultor comercial? O que faz um assessor? O que faz um jurista? O que faz um designer? O que faço eu? Aquele som tranquilizou-me a alma porque me recordou que a simplicidade das coisas é o que lhes dá a verdadeira beleza e que os meus sonhos para o meu futuro e o futuro da Maria são simples e fáceis de entender.
No meio desta confusão de sinalética e vocabulário de difícil compreensão, em que ninguém sabe qual a direção a seguir,  ainda se ouvem amoladores de tesouras em Lisboa!

Sem comentários:

Enviar um comentário