segunda-feira, 13 de agosto de 2012

STOP: Férias, paragem obrigatória para pensar!

"Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá.
Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente"


Hoje escrevo sobre o Evangelho de ontem porque ultimamente tenho andado com pensamentos e atitudes que fogem do essencial, do simples, do básico.

O pão é o alimento básico, que tapa sempre o buraquinho de um estomago a dar horas.
No outro dia encontrei-me com uma amiga que vive perto de um Pingo Doce, eram quase 22h, e dei por mim a olhar fixamente para os caixotes do lixo. Estava um homem que podia ser o meu pai, bem vestido, sem mau aspecto, a vasculhar o lixo do Pingo Doce. Os desperdícios daquele dia seriam aproveitados para ele e talvez para a família, não sei. Mal me viu escondeu-se atrás dos caixotes e ali ficou sem se mover até eu sair com o carro. A vergonha, a tristeza, não sei o que sente alguém que tem de ir vasculhar o lixo para comer. O homem ficou escondido durante o tempo em que estive a conversar na rua, como um gato que tem medo das luzes de um carro... Fiquei a pensar nisso, rezei, mas no dia seguinte tudo voltou ao normal.

Penso em ter mais filhos, penso em viagens, penso nas férias, penso em remodelar a casa, em jantar fora, é normal pensar nisso e não posso sentir-me culpada por pensar nisso, pois tenho trabalho e vivo bem. Mas posso sentir-me culpada por não fazer nada para ajudar os outros. Sinto-me inútil na parte voluntária. Sinto-me incompleta mas não sei como começar nem por onde! Acho que não tenho tempo, e por vezes penso como quando tiver mais filhos! Mas tudo se faz, tudo se consegue com a graça de Deus e com a ajuda da família, do nosso parceiro de caminhada. Se ao menos pudesse convencer os outros e a mim própria que ação de voluntariado é importante, preenche-nos e faz bem a todos!!!!!!!!!! Não quero desistir, mas confesso que muitas vezes baixei os braços e pensei, que se lixe! Vou continuar o meu caminho e os outros que continuem o seu. Mas bem sei que o meu caminho cruza todos os dias com o caminho de uma outra pessoa.

Faz-me falta parar e ganhar coragem para começar e acordar cada dia com outra esperança, com a esperança de que posso fazer a diferença nem que seja por pouco, mas posso.

Objetivo de férias: parar para pensar em como posso preencher este vazio de não me dar aos outros. Talvez o meu post de Setembro já tenha um plano de acção voluntária concreta!

A Maria faz 18 meses dia 18... Como está crescida e linda! Alegria da minha vida! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário