domingo, 5 de junho de 2011

Dia de mudança

Hoje é dia de eleições, dia de grandes decisões, dia de mudança! Pois também parece ter sido um dia de mudança para a Maria.
Fomos almoçar com os avós a Belém e a Maria não pregou olho durante o almoço todo. Depois durante um pequeno passeio pelo jardim lá dormitou, mas não mais do que 45 minutos. Pensei para mim que mal chegasse a casa, adormeceria ferrada depois de comer. Estava redondamente enganada. Primeiro deu umas belas gargalhadas com as macacadas do pai, o que foi inédito pois nunca ela tinha rido tanto e com tantas gargalhadas como hoje. Depois esteve a palrar e nada de sinais de sono. Pu-la na cama dela e os olhos diziam: "Brinca comigo, ainda não quero dormir"! Não queria nada com o sono e só depois de insistir um pouco é que me apercebi: ela está a crescer e por isso vai ficando mais tempo acordada, vai querendo mais atenção, interage muito mais e queixa-se quando se sente entediada.
É engraçado que estas mudanças são muito subtis. Não vêm nos livros e nem sempre são fáceis de perceber. Parece que do nada surge um click na nossa mente e aí tudo faz mais sentido: ela está a mudar... É uma constatação inevitável que deixa antever o que é ser pai e mãe. As realidades mudam todos os dias e a compreensão de que a nossa filha é, cada dia que passa menos bebé, menos vulnerável, menos dependente é uma tarefa árdua e difícil de assimilar. Mais uma vez tiro o chapéu aos que já são pais há mais tempo, em especial aos meus, por terem sempre tentado dar-me o meu espaço em cada mudança que ocorreu na minha vida. Nem sempre resultou logo, mas a tentativa vale como esforço de ver partir sem poder ir atrás para a travar!

1 comentário:

  1. Posso acrescentar que para além das mudanças todas que já tinha detectado, acabou o dia em beleza ao dormir 10 horas seguidas!!! Está mesmo a ficar crescida!

    ResponderEliminar