segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Casa de bebés

Este fim de semana fomos jantar a casa do Afonso e a Maria também foi, claro! O Afonso já é um bocadinho mais velho do que a Maria, mas só uns meses. Como saímos a correr de casa, só tive tempo de levar a sopa da Maria e mais nada. Quando lá chegámos estava o Afonso a jantar na sua cadeirinha e ficou um pouco envergonhado quando nos viu entrar pela cozinha adentro a fazer muitas gracinhas e a interromper-lhe o jantar. Do saco da Maria tirei a sopa e depois tive que pedir emprestado um babete, uma colher de bebé, uma banana para a sobremesa e uma cadeira para a Maria comer, ao que a mãe do Afonso me responde: "Serve-te à vontade porque isto é uma casa de bebés".
Fiquei a pensar naquela frase e realmente apercebi-me de que quando se tem um filho tudo que compramos para o bebé fica automaticamente à disposição dos outros pais que, como nós, tenham filhos pequeninos. Há uma solidariedade, quase uma irmandade entre aqueles que têm o primeiro filho mesmo tempo, pois todos comungam da mesma experiência avassaladora. É como se falássemos a mesma língua em termos de necessidades do bebé, de tal forma que não é preciso pedir nada pois sabemos perfeitamente o que é preciso, sabemos bem a logística que envolve ir jantar fora com um bebé e sabemos que o factor mais importante é que o bebé se sinta em casa! Assim é tudo mais fácil.
A Maria jantou na cadeirinha do Afonso (ao que ele ficou um pouco desconfiado ao início, mas depois passou-lhe) e depois dormiu na cama dos pais do Afonso, cheia de almofadas à volta. Dormiu profundamente e só acordou quando tivemos que ir embora, porque se sentiu em casa.
Uma casa de bebés é assim, é uma casa em que os bebés se sentem seguros e confortáveis, e podem ficar à vontade para fazer disparates porque os donos da casa compreendem perfeitamente.
Que a nossa casa também seja sempre uma casa de bebés, para os bebés de 2011 e para os que aí vêm! Sejam muito bem-vindos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário