domingo, 18 de setembro de 2011

É mais fácil andar para trás

Hoje a Maria faz 7 meses e hoje a Maria resolveu gatinhar... mas para trás! Estávamos os 3 no tapete do quarto a montar os brinquedos novos, quando reparámos que a Maria estava quase fora do tapete, mas em marcha à ré!
O esforço que ela andava a fazer há já alguns dias finalmente compensou, mas foi para trás! Talvez não fosse bem isso que ela tinha em mente, mas lá conseguiu sair do sítio.
É mais fácil começar a andar para trás. Mas na vida parece que continua a ser mais fácil andar para trás. Sempre que nos deparamos com um obstáculo a tendência é recuar, em vez de enfrentar. Sempre que surge uma situação mais complicada de resolver, constrangedora, intimidatória, a tendência é calar em vez de falar, contornar em vez de confrontar, baixar em vez de erguer. Bem sabemos que custa muito mais "pegar o toiro pelos cornos" do que saltar para as trincheiras.
A Maria anda para trás agora, mas vai chegar o dia em que ela vai descobrir como se anda para a frente e como é bom seguir em frente! Nessa altura não vai querer parar nunca, só quando começar a ter responsabilidades (oxalá que nem aí se canse de andar para a frente).
Devemos olhar as coisas de frente, saber dizer o que é preciso mesmo que isso nos custe e custe aos outros, seja na família, no trabalho ou com os amigos. Que não deixemos nada por dizer, para que não aconteça como a sopa que deixei na panela durante a noite: azedou!
Pode ser mais fácil andar para trás, mas isso é para a Maria que ainda não aprendeu a andar para a frente.
Queiramos reaprender a andar para a frente como um bebé, saboreando cada passo do nosso caminho.
Deixo-vos um texto "das 5ªs feiras" (site da RR)

"Um dia de não desperdício.

Hoje gostaria de estar mais atenta ao desperdício. Desperdício do bom dia do vizinho, a quem não retribuoDesperdício das cores do dia, que não vejo.Desperdício da mão estendida, que não agarro.Desperdício da palavra gentil, à qual não respondo.Desperdício do olhar atento e solícito, que evito.Desperdício da carícia, que rejeito.Desperdício do pão, que não saboreio.Desperdício da sabedoria, que ignoro.Desperdício dos desperdícios; tudo é desperdício, quando não amo. Ensina-me Senhor da Vida a não desperdiçar o dom deste dia."

Sem comentários:

Enviar um comentário