sexta-feira, 11 de maio de 2012

Músicas de filmes

Desde pequena que gosto de música, de teatro com música, de cinema com música, de cenas da vida com música e admiro (com alguma inveja) todos os que sabem ler música porque não é apenas trabalho, é um dom! Sempre gostei de ouvir as bandas sonoras dos filmes. Sempre gostei de fechar os olhos e imaginar cenas, mesmo sem as ter visto no cinema, ao som de um piano. Às vezes dava por mim a ouvir uma música e a pensar: "esta música dava um filme".
Dos momentos dos óscares que mais gosto de ver é aquele em que é anunciada a melhor banda sonora porque acho que o cinema seria tão mais pobre sem música. O cinema, a vida...
Muitas das vezes desconheço o compositor, o nome do album e até o nome da música, mas sei de cor uma melodia que me toca, porque fica gravada na alma e na pele: na alma com um calafrio e na pele com um arrepio. Fica gravada e já não sai mais! De modo que sempre que volto a ouvir aquela combinação de notas o meu coração dá conta e o meu cérebro vai buscar ao mais fundo da memória aquele sentimento que faz chorar, sorri, sonhar... As combinações de notas musicais devem ser infinitas e por isso há sempre hipótese de alguém construir uma melodia nova que nos preencha e que fique gravada na nossa alma.
Esta música do Bernardo Sassetti é claramente uma música de cinema, basta fechar os olhos e, sem nunca ter visto o filme, imaginar uma menina que brinca numa casinha de bonecas e que sonha acordada, que olha pela janela e vê a chuva e a curiosidade não a deixa ficar quieta. Que espreita pela porta, que vê o que não pode ver, que não sendo adulta tem que agir como tal, que está triste e tem saudades dos pais.
Podem não acreditar, mas escrevi este texto e só depois fui ver a sinopse do filme. Não é bem a mesma coisa, mas está lá perto! O mérito não é meu mas da música e do compositor.

Aqui fica com a promessa de que ou ver, ainda que com o coração apertado por todas as crianças desaparecidas e por todos os pais angustiados!





Sem comentários:

Enviar um comentário