sexta-feira, 8 de abril de 2011

A salinha dos bebés

Comecei o exercício físico de recuperação pós-parto. Inscrevi-me nas aulas de recuperação do Centro Pré e Pós Parto (que desde já recomendo vivamente) e agora faço exercício 3 vezes por semana, coisa que já não acontecia desde os tempos da faculdade!
Podia ser um ginásio qualquer e não ter nada de especial que me desse motivação para escrever aqui, mas a realidade é que é um espaço muito especial feito a pensar nas mamãs recentes.
As aulas têm exercícios específicos para a barriguita, totalmente diferentes dos tradicionais abdominais a que estamos habituadas e que tanto custam a fazer. Existe um acompanhamento mensal com avaliações físicas e o melhor de tudo é que as alunas estão todas na mesma situação! Por isso não há espaço para sentir aqueles complexos de quem recomeça a fazer exercício físico depois de muito tempo parada e veste t-shirts largas e camisolas para as primeiras aulas para não deixar à mostra as "banhas", enquanto a colega do lado, toda ela fitness, tem um corpo quase perfeito, já sabe todos os esquemas e faz todos os exercícios com o peso máximo! Ali somos todas iguais, passamos todas pelo mesmo, somos todas solidárias.
A mensalidade que se paga (75€) dá acesso às aulas e também a inúmeros workshops sobre temas que interessam a todas as mamãs.
Mas o melhor é o cantinho onde a magia acontece: "A salinha dos bebés".
Como o nome indica é uma salinha com acesso reservado a bebés e a duas enfermeiras que tomam conta deles durante as aulas. É uma sala com acesso a um jardim interior, onde não podemos fazer barulho e devemos entrar com "pezinhos de lã". À entrada ficam "estacionados" as cadeiras auto onde alguns bebés dormem e o resto da sala é forrada de mantas e almofadas espalhadas pelo chão.
Deixei a Maria às 14h45 e fui-me equipar para a aula. A enfermeira perguntou-me se tinha algum brinquedo que ela gostasse ou alguma dica para a acalmar caso chorasse. Eu deixei-lhe a chucha e disse que ela era calminha e não iria chorar pois já tinha comido e o mais provável era adormecer. Durante a aula aguentei-me para não ir lá espreitar! No final quando me cheguei à porta procurei com os olhos pela Maria... Não estava na cadeirinha! Pensei logo: "Para onde a levaram?". Rapidamente os meus olhos pousaram sobre o mar de almofadas onde a Maria estava refastelada, ao lado da Beatriz e do André (um bocadinho mais velhos). Não conversavam, não choravam, nem dormiam. Estavam os três nos seus pensamentos de bebés a observar tudo à sua volta, tão tranquilos no quentinho daqueles ninhos de mantas e almofadas. É mágica a salinha dos bebés porque faz magia em nós. No final da aula, depois de uma hora de esforço para recuperar a forma e o peso que tínhamos antes do nosso corpo se transformar numa incubadora durante 9 meses, poder parar e contemplar aqueles pequeninos que começam agora a descobrir o mundo cá fora dá-nos uma sensação de paz e de felicidade que é mágica! Quem dera que todos pudéssemos ver uma salinha de bebés para absorver aquela fragilidade que nos cala no meio do stress do dia a dia e que nos faz ver o verdadeiro sentido da vida: a entrega total para que um ser mais frágil do que nós possa vingar!

Sem comentários:

Enviar um comentário