domingo, 18 de dezembro de 2011

Último Domingo do Advento... 10 meses da Maria... Esperança!

No último Domingo do Advento começo a sentir aquela ansiedade de pensar que está quase a chegar o Natal, a celebração cristã que marca toda uma civilização, todo um mundo! O Todo-Poderoso faz-se menino, vulnerável, simples, carente que nasce numa manjedoura e ao frio porque ninguém quis abrir a porta de sua casa para dar abrigo a uma grávida! Este é o mistério do Natal que dá sabor, cor e luz à vida, é o mistério que não se explica pelas medidas do Homem, mas sim pela medida do Amor: dar tudo sem esperar nada em troca! Porque é que é assim tão difícil acreditar neste Deus-menino que apenas quer um lugar no nosso coração? Porque é que é assim tão complicado gostar do que é simples e cheio de ternura? Porque é que está na moda desfazer a verdade do Natal e mascará-la de Pais Natal, Popotas ou Leopoldinas? De que é que têm medo os homens e mulheres que não reconhecem que o Natal é celebrado por cristãos pelo mundo fora, é uma festa religiosa e não uma festa "pagã"?
Sejamos francos uns com os outros e sobretudo connosco próprios! O que celebramos verdadeiramente no Natal? Presentes? Jantar com a família? Postais de Boas Festas? O que distingue este momento de tantas outras ocasiões em que damos e recebemos presentes, em que jantamos com a família e em que enviamos postais aos amigos? Sejamos verdadeiros e tenhamos a coragem de tornar este Natal num momento realmente diferente de tantos outros, vivido com simplicidade e plenitude, em torno do Presépio! Ainda estamos em tempo de o fazer!
A Maria faz hoje 10 meses e vai ter o seu primeiro Natal. O primeiro de muitos que, no que depender de mim, serão sempre verdadeiros, centrados em Jesus e na Sagrada Família, o exemplo de todas as famílias! Acreditar no mistério do Natal não é apenas um acto de Fé, é abrir as portas da nossa vida para que Deus possa fazer com ela o que entender, na certeza que o resultado será sempre a FELICIDADE!!!    

Sem comentários:

Enviar um comentário