terça-feira, 24 de maio de 2011

Dormir...

Hoje decidi escrever sobre algumas coisas úteis que me ajudaram com a Maria e que podem vir a ajudar outras mães e bebés, nomeadamente sobre dormir! Sim, porque hoje nem acreditei quando tocou o despertador... só queria voltar-me para o lado e voltar a adormecer, afinal tinha acordado duas horas antes para dar de mamar, mas era preciso acordar a Maria.
O sono de um bebé não é fácil de compreender mas salta à vista a sua importância para o seu bom crescimento e desenvolvimento. No início a Maria dormia o que queria e quando queria, de forma pouco regulada, e eu ia vivendo nos seus horários. Quando ela começou a ganhar peso e a crescer, eu comecei a ler sobre o sono do bebé e sobre como poderia regular (mais ou menos) os seus sonos sem interferir com o crescimento e a saúde da Maria. Há muitas coisas na net sobre o sono dos bebés e acho que li quase de tudo, mas devo dizer que os artigos e o livro do Dr. Mário Cordeiro ajudaram bastante e também, sem seguir à risca, o "Livro do Bebé Feliz" de Gina Ford. Este último livro tem horários muito rigorosos e demasiadas rotinas que nos impedem de fazer outras coisas com o nosso bebé, como passear, sair com amigos, jantar com a família etc, tudo com o intuito de conseguir fazer com que o bebé durma a noite toda. No entanto, acabei por utilizar alguns dos seus princípios, não para que a Maria começasse a dormir a noite toda (o que ainda não acontece) mas para eu poder ter a percepção de quando ela precisa de dormir e quando precisa de estar acordada e brincar.
A Maria dorme 3 sestas por dia (isto quando passamos o dia em casa): a sesta da manhã, a sesta da hora do almoço e a sesta da tarde. Nenhuma destas sestas poderia ter sido instituída sem uma regra de ouro: ter uma hora de deitar e acordar definidas. Pois é, apesar de estar em casa há mais de 3 meses, ponho despertador todos os dias para acordar a Maria entre as 8h00 e as 8h30, e a partir daí o dia dela e o meu começam ao mesmo tempo. No final do dia o ritual deve ser mantido o mais possível, apesar de haver excepções em algumas ocasiões especiais. Agora é a Maria que já nos lembra da hora do banho! É o momento do dia que ela gosta mais e quando começa a tardar ela começar a dar conta disso e fica rabugenta. Depois do banho (o mais tardar às 20h00) é hora de mamar e depois dormir. Também ao deitar há um ritual. Primeiro apago as luzes e depois com ela ao colo agradeço o dia e as coisas boas e peço pela nossa família, depois canto-lhe uma canção (sempre a mesma) e deito-a na sua caminha e no seu quarto. Ela suspira fundo e adormece tranquilamente... pelo menos é o que parece!
Apesar destas interferências da minha parte no sono da Maria, o que interessa é que ela acorda sempre com um sorriso rasgado e já muitos o testemunharam! É um bebé feliz e eu sou uma mãe cujo tempo fica mais fácil de gerir e, assim também, o cansaço e a boa disposição. Não sei se resulta com outros bebés, mas com a minha resultou em cheio! :D

1 comentário:

  1. Olá Rita,

    Já agora podias partilhar como tens aplicado este método e que rotinas tens feito com a Maria. É sempre bom ouvir métodos bm sucedidos.

    Bj

    ResponderEliminar