sexta-feira, 11 de março de 2011

Fábrica de leite em risco de fechar

Parece uma manchete de um jornal sobre uma fábrica no norte do país mas não é. É a realidade vivida na 3ª semana de vida da Maria.
Amamentar não é fácil e é preciso muita determinação e algum sacrifício para vingar. As causas que podem prejudicar este caminho são várias mas aqui deixo as que se passaram comigo: Fissuras e depois mastite.
É preciso estar atenta aos sintomas pois a mastite é mesmo de evitar! Começa por ser um ligeiro incómodo no mamilo quando se está a amamentar, principalmente quando o bebé pega. A partir do momento em que se abre uma fissura o peito fica exposto a inúmeras bactérias. Depois dizem-nos para não tapar o mamilo, mas ficar em casa o dia todo e andar com as mamocas ao léu até que a fissura cicatrize não é propriamente o tratamento mais prático que existe. Enfim, isto para dizer que logo à menor impressão deve vigiar-se muito bem a fissura e usar um bom creme regenerador. Passando a publicidade (mas porque a posso fazer no meu blog) aqui fica o creme que usei e que é bastante eficaz: Regenerador de mamilos da marca AVEIA.
Quanto à mastite dá dores horríveis, causa vermelhidão no peito e é motivo para se ligar logo ao obstetra! Não se pode deixar que as dores impeçam a amamentação. Custa, mas se for suportável (e há dores piores que estas) vale a pena insistir para continuar a amamentar.

A fábica de leite está em risco de fechar, mas creio que vai resistir à crise e manter-se em funcionamento pelo menos até aos 3 meses! :)

1 comentário:

  1. É preciso ter muita vontade, e bem presente que é o melhor leite que se pode dar ao bebé, para aguentar essa fase. É muito mais fácil desistir do que continuar. Força! eu garanto que depois de passar essa fase já não custa nada e é bem mais pratico do que andar de mala com biberão e caixinhas de pó quando vamos para algum lado.

    ResponderEliminar