segunda-feira, 7 de março de 2011

E se eu ficar cansada?

A Maria já tem 18 dias de vida! Hoje dei por mim a pensar se a minha mãe algum dia se cansou de ser mãe. É que a minha filha não é apenas um hóspede, ela veio para ficar! As rotinas, as horas controladas para ela comer, para o banho, para mudar a fralda, tudo isso são novas realidades de uma nova vida que veio para ficar!

E se eu ficar cansada? E se eu me sentir farta das rotinas, das horas, dos minutos contados para ver tv porque depois é preciso fazer isto e aquilo... E se eu me sentir sem forças para ser mãe, para cuidar de outra pessoa com toda a minha entrega e dedicação? Devia mas é pensar em viver um dia de cada vez e deixar os pensamentos futuros para os outros. Pensar no futuro angustia-me.

É nestes momentos que não me canso de pensar nas mães, em todas as mães. Nas mães ao quadrado (avós), nas mães ao cubo (bisavós)! Não me canso de pensar nas mães solteiras, nas mães viúvas ou simplesmente nas mães de muitos filhos. Não me canso de pensar nas mães que não quiseram ser mães e naquelas que querendo não puderam gerar vida nos seus ventres. Não me canso de pensar na mãe de todas as mães: Maria mãe de Jesus, exemplo da força silenciosa que caracteriza a verdadeira mãe - aquela que dá a sua vida e sofre em silêncio sem esperar nada em troca.

É nestes momentos que não me canso de repetir: gratidão, gratidão, gratidão. Agradecer os dons que a Vida me tem dado, as pessoas que tem colocado no meu caminho, as mãos que se têm estendido para me ajudar quando preciso, as janelas que se vão abrindo quando se vão fechando portas. Agradecer e confiar!

E se eu ficar cansada? A resposta é simples, fecho os olhos por uns segundos, agradeço a Deus e recomeço tudo de novo! Ser Mãe é condição para toda a vida...

1 comentário:

  1. tão "assustador" quanto maravilhoso... ;)
    uma pequena grande "ode à maternidade"...

    ResponderEliminar